Resenhas

Esmaltes

Cabelos

#15 Preconceito na entrevista de trabalho

by - agosto 15, 2017

Ola pessoas da web!

DESABAFO

Hoje eu trago para vocês uma história vivida por mim e será como um desabafo, mas também quero saber da opinião de vocês; Já se sentiram de alguma maneira discriminada, sentiu alguma maneira de preconceito na pele? Quero acender uma discussão em relação a capacidade de trabalho x cor de cabelo.

Um raio pode cair no mesmo lugar duas vezes ? Eu digo que sim, infelizmente.
 A alguns meses que estou disponível no mercado de trabalho, passo os dias em busca de recolocação e tenho duas profissões logo encaminho para ambas.

1º Raio

Eu fui convidada para uma entrevista a uns dois meses e me arrumei adequadamente e fui toda feliz e saí de lá triste. O motivo da minha tristeza foi o comentário da representante do RH " nossa vaga não precisa de alguém tão qualificada" Heim ? Como assim? Qual empresa prefere contratar alguém que não seja bem qualificado? Qual representante de RH faz esse tipo de comentário? Fiquei em estado de choque e ciente de que não teria uma ligação para a etapa seguinte e foi exatamente que aconteceu ali eu já sabia que não receberia retorno. Superada toda aquela sensação de espanto, me recupero e continuo a luta para recolocação ao mercado de trabalho. ( ah esta entrevista era para a profissão A).

2º Raio

Continuo eu na minha vida de encaminhar currículos e recebo contato de uma empresa para uma entrevista, tenho aquela conversa previamente e agora desta vez para a profissão B. Mas para meu espanto o email do contato do RH já era conhecido e o nome da pessoa que iria me entrevistar, fiquei um pouco receosa mas fui a entrevista mesmo ja tendo me dado conta de que se tratava da mesma pessoa da outra entrevista. Fiquei na esperança de não ser reconhecida, mas claro que ela me reconheceu no momento que adentrou na sala, foi amistosa e gentil me cumprimentou com dois beijos e um abraço, no mesmo momento me veio uma dúvida se seria bom ou ruim.
A entrevista seguiu amistosa e tranquila mas em um dado momento, ela não aguentou e perguntou porque eu pintei o cabelo verde, pois na entrevista anterior eu estava com os cabelos negros.
Contou uma história de uma outra entrevista de uma outra colorida, e ali já estava notando o preconceito da que ali estava falando em nome da empresa, mas que com certeza o preconceito era algo pessoal e não da empresa. Ouvi tudo e aquela historinha contada era unicamente para chegar ao meus cabelos verdes e chegar a pergunta " se você for selecionada poderia pintar o cabelo?" E na frase seguinte tentando se justificar " é que a empresa é familiar e conservadora".
A minha dúvida é, se meu currículo com minhas experiências, e cursos adicionais relacionados a área, toda a grana que investir e todo meu tempo dedicado a estudar e me especializar foram esquecidos, somente por causa da cor do meu cabelo?
Gostaria de saber se a cor do cabelo tem uma relação direta  com minhas especializações?
Gostaria de saber se a tinta das cores tidas como normais podem? Mas outras cores não?

Este é o meu cabelo que chocou a pessoa de cabeça fechada. 

Estou escrevendo este post com muita dor no coração, me sentido muito mal e já chorei muito hoje, por perceber que ainda hoje morando em uma cidade grande como o RJ, ainda temos que nos deparar com situações como esta vivenciada. Ah a vaga referida é para uma função interna e no horário da noite ou seja nem serei vista e nunca seria um problema ter o cabelo colorido. 
Mas que tipo de profissional de RH te diz que você boa demais para uma vaga? Que tipo de pessoa te diz que para trabalhar na empresa é necessário ter um cabelo de cor "normal"?
Como pode tudo isso ainda hoje  em pleno 2017?
E porque uma tinta loira pode? E uma tinta verde não pode? Afinal são tintas.
Afinal a cor do cabelo define um profissional?
Qual empresa prefere escolher um profissional menos qualificado?
Será que esta pessoa de fato representa a empresa?
Será que esta empresa sabe de fato o que ela faz nas entrevistas? Ou ela fica ali escolhendo de acordo com a conveniência dela?
Onde fica a imparcialidade na escolha a partir do currículo?
Enfim são muitas dúvidas, que não sei a quem recorrer em busca de respostas.
 E você é normal ? O que é ser normal?
Este é meu desabafo que está me doendo muito, estou com a autoestima bem abalada e essa é minha  maneira de dividir com vocês.
Podem acreditar um raio pode cair mais de uma vez no mesmo lugar.
Em suma as duas entrevista foram para duas empresas diferentes, e funções diferentes, mas sendo do mesmo grupo de empresários. E sim sou qualificada, tenho experiência mas neste momento de crise, esta sendo difícil, já estou a dez meses em busca de recolocação e ainda me deparo com pessoas que vive dentro de uma caixinha, pessoas preconceituosa em pleno 2017 e um mundo globalizado.
Por hoje é isso :,(

Sueli Borboleta

Adicionar legenda














You May Also Like

31 comentários

  1. Infelizmente é o mais tem por aí, gente preconceituosa HR 😦

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha linda. Eu ainda não fiz entrevista de emprego, pois estou procurando estágio e focando na faculdade. Mas imagino que isso acontecerá comigo também. Quando pintei o cabelo metade vermelho e metade preto, eu ouvi muito de pessoas por aí "Eu quero ver pra arrumar emprego". E uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ser um profissional qualificado não depende de cor de cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de entender a relação da cor de cabelo e suas qualificações, não faz sentido a tintura no cabelo dissolve seus conhecimentos e experiências.Muito triste e obrigada pela visita.bjsss

      Excluir
  3. Estou morando no interior e tô tentando ser o mais normal possível e isso já faz 2 anos e nada de conseguir um emprego. Outra coisa que agrava é minha idade, estou perto dos 30 e aqui eles tem medo que a pessoa engravide durante sua estadia na empresa... olha que lindo!!
    Cheguei a conclusão de que foda-se! Vou ser eu mesma e continuar a procurar emprego. Pelo menos vão ter um motivo "real" pra não me querer. Será o mesmo que a moça do RH falou pra ti, dos cabelos diferentes. Mas azar, pelo menos estarei realizada pessoalmente.

    Isso de estar acima da vaga é o seguinte: se tu tem muitos cursos, exemplo, diploma em administração e tem uma vaga que é da área mas não precisa de faculdade, eles darão a vaga pro menos qualificado, por que quanto mais qualificação, maior o salário. E eles sabem que tu vai querer um emprego que pague mais, ou seja, continuará na procura e logo eles perderão um empregado.
    Resumindo, eles pegam a pessoa menos qualificada pra eles pagarem menos e ela se sentir presa a empresa, por que acha que não vai conseguir nada melhor. Basicamente é isso! hauahuahau

    sorte aí na busca! espero que consiga achar uma empresa que te aceite pela competência e não pela aparência!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana querida eu estava dentro das especificações das vagas a primeira era para técnica de enfermagem do trabalho com experiência de três anos em uma multinacional(P&G) e qualificações em ISOs. Já na segunda opção era para técnico de segurança do trabalho com enfermagem do trabalho e mais uma vez eu sim estava dentro das especificações e seria para trabalhar a noite ou seja eu nem seria vista mas a cor do cabelo dissolveu todas as minhas experiências e conhecimentos.

      Excluir
  4. Isso é um absurdo
    No curriculo vc coloca suas habilidades justamente pq são elas que importam no exercício de uma profissão.
    Ninguém tem que te julgar com oq vc faz com seu corpo,seus cabelos, seus pêlos... Ridículo.
    Vale um processo. Preconceito, danos morais e olhe lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Larih e na hora que olham seu cabelo suas experiências e conhecimentos são automaticamente dissolvidos no preconceito alheio de gente que ainda não saiu da caixinha ou sombra das cavernas.bjsss

      Excluir
  5. Li teu post inteiro e fico revoltada com essas coisas, já passei por isso.... Na época eu tinha um único piercing no nariz (apenas) e deixaram claro que fui dispensada por conta disso...Na área que estava atuando isso nunca me causou situações do tipo, hoje com 3 piercings e 11 tatuagens se eu quiser mudar de área posso enfrentar alguns problemas �� só queria saber quando foi que cor de cabelo, tatuagem e etc... Determinam se um profissional é competente ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente esta minha dúvida, onde um gosto pessoal determina um profissional?bjsss

      Excluir
  6. Depois de muito tempo trabalhando na mesma empresa e agora recém desempregada, eu estou me preparando para os nãos da vida profissional. Fico aterrorizada com o pensamento de passar por uma entrevista de emprego, faz uns 14 anos que não passo por isso. Mas vamos conseguir Su! Beijos 😘
    Ah! Parabéns pelo post, tem muitos sentimentos ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A entrevista não me aterroriza mas perceber o preconceito me deixou muito mal e chateada, com a cabeça fechada da pessoa e em perceber que ainda hoje no século 21 tem gente assim, vivendo na sombra da caverna. Enfim bora continuar a busca.

      Excluir
  7. Pois é Su, meu cabelo ta ma mesma cor que o seu não faço entrevistas porque trabalho com meus pais...
    Mas sofro preconceito com a cor do meu cabelo por ser mãe acredita? Pois é, esses dias a mãe de um amiguinho do meu filho veio falar comigo, e no meio ela contou que uma outra mãe de outro amiguinho do meu filho soltou o seguinte comentário: Nossa ela é toda "moderninha" deve deixar o filho jogado...
    Fiquei muito puta, e estou ainda, quero gravar um vídeo com esse tema...
    Não sei o que o povo tem na cabeça, de achar que a cor do nosso cabelo influencia nossas atitudes, capacidades aff por isso que eu amo os animais porque o ser humano ta a cada dia mais difícil...
    Miga, nem liga vc vai arrumar um emprego bom e que não te julguem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde é que a cor do cabelo pode determinar se você é boa mãe ou não e elas de cabelos "normais" são realmente boas mães? Difícil esse mundo de gente de cabeça fechada e que ainda não aprenderam a pensar por si só.bjsss lindona e desligue se dessa gente só precisa saber quem é.

      Excluir
  8. Minha cara me pergunto faz algum tempo, onde raios anda o século XXI porque as pessoas estão cada vez mais focadas num conceito estranho de normalidade. querem que todos sejam iguais. Até pouco tempo eu tinha que lidar com comentários estupidos: porque não pinta os seus cabelos? Branco envelhece. Nossa, essa história de ser bissexual é para valer? Para para mim parece apenas falta de vergonha na cara, mesmo? Como assim, não quer ter filhos?
    Não pensa em se casar? O sonho de toda mulher é se vestir de branco e subir no altar, ter filhos bla bla bla bla.
    Enfim, a minha normalidade esbarra no olhar do outro que me enxerga como anormal, mas tudo bem. Respiro fundo e continuo com os meus cabelos bancos, minhas definição de vida. Não é fácil ter estilo nessa realidade, mas em algum momento a gente supera essa gente estranha.
    Força cara mia

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que absurdo em 2017 ainda ter que viver com pessoas tacanhas e de mente tão pequena, na boa eu iria mais a fundo, levaria o caso a justiça, pra ela aprender a viver

      Excluir
    2. Nossa que difícil para muita gente apenas respeitar o outro, e o mundo seria mais simples para todos acho que RESPEITO é o que falta no mundo.bjsss amore e sei podemos superar tudo isso.

      Excluir
  9. Estou no último período de Jornalismo e também em busca de emprego. Doi ouvir essas coisas dos nossos possíveis empregadores? Sim. Mas e quando você ouve dentro de casa que vai precisar alisar o cabelo pra arrumar um trabalho? Isso é péssimo. Mas boa sorte pra você, seus talentos e habilidades ainda vão superar o preconceito das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil ouvir de gente de fora e mais ainda dentro de casa esse tipo de preconceito, mas siga seu gosto e seja feliz.bjsss

      Excluir
  10. Sei bem como é isso,já sofri,fui escolhida e logo após rejeitada por ter tatuagens: "Administradora não tem tatuagens aqui na nossa empresa",foi bom pq mudei de aérea,me tatuei ainda mais,passei em dois concursos públicos e hj ng me enche o saco!!! Beijuss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por suas superações e deu um soco nessa pessoa que te reprovou por causa de sua arte na pele.bjsss

      Excluir
  11. Vou te contar... Preconceito infelizmente sempre vai existir, essa é minha opinião... Não deveria, principalmente por estarmos em pleno Sec. XXI, por estarmos numa era de liberdade de expressão e tudo mais, mas infelizmente as pessoas tem tanto medo do "diferente" que esquecem as qualificações da pessoa... Isso é ridículo, é sem sentido algum! E te entendo perfeitamente...
    Bjks!

    http://mundinodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma triste constatação esse preconceito horroroso e realmente infelizmente você tem toda razão isso nunca vai ter fim.bjsssss

      Excluir
  12. É algo realmente complicado, o preconceito é algo triste, mas que ainda faz parte da nossa sociedade. Ter determinada cor de cabelo, tatuagens, piercings ou qualquer coisa que seja fora do padrão já não é visto com bons olhos, querem que sigamos certas normas para sermos aceitos. Já estive em um emprego onde me disseram que eu tinha que andar melhor vestida (sempre me vesti adequadamente, mas queriam que eu usasse roupas formais, o que não condizia com quem eu sou, nem com o meu trabalho e nem com o meu salário!!), fora outras situações parecidas, de não aceitação. É algo triste, mas ainda é nossa realidade. Mas força pra você e sorte nas próximas entrevistas.

    https://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Menina, seu cabelo é lindo!
    Infelizmente entrevista de emprego é complicado. Já passei por isso e o meu namorido está passando.
    Boa sorte nas próximas entrevistas! ;)

    www.doceestranheza.com.br

    ResponderExcluir
  14. É ridículo ver pessoas pensarem assim,se você morasse em uma cidade pequena eu até "entenderia"(entre aspas porque isso é sem noção). Eu sou nutricionista e está super dificil conseguir emprego na área, procurei muito serviço em lojas e tal, mas pode acreditar eu não conseguia, porque era formada!

    ResponderExcluir
  15. Bem, com certeza quem perde são eles.
    Perdem a chance de ter uma profissional qualificada, competente e moderna
    Eu acho seus cabelos lindos
    Pena ver ainda hoje personalidades atrasadas
    Bjs, Sueli e boa sorte

    ResponderExcluir
  16. Como assim não precisa de pessoa qualificada??? WTF??? Foi a pior bosta que um gestor de RH poderia falar.
    Eu já fui demitida de um trabalho de telemarketing por ter um "estilo alternativo". Sem contar o fato de que os donos da empresa eram cristãos e toda sexta feira tinha culto evangélico dentro do escritório, achava ridículo isso, e não participava. Depois de um tempo, até passagem eles começaram a querer negar, poucos dias depois fui demitida. Mas ainda bem que fui, pois eu mesma sairia. Não aguentava mais aquele espaço horroroso e preconceituoso. Fiquei até sabendo que me chamaram de satanista só porque uma vez fui com uma blusa cheia de caveirinhas e na época usava várias roupas pretas (sendo que eu nem ia "montada").
    Engraçado é que eles não falam para a loira de farmácia pintar o cabelo também, afinal, aquela cor não é a natural de seu cabelo. Mas como é loiro, está "dentro do padrão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é difícil as pessoas serem livres e deixarem os outros livres e ter apenas respeito já seria o bastante mas enfim, mas eu também não entendo tinta é tinta e não deveria ser parâmetro para escolha de um profissional.bjssss

      Excluir
  17. OLÁ QUERIDA!! Vou lhes fazer uma pergunta?
    Em qual Constituição, Decreto, Projeto de Lei, Nota Informativa, e bla bla. bla, está escrito o padrão de cor de cabelos? Porque eu nunca vi e nunca fui apresentada.
    Como sou muito polêmica e falo demais, vou resumir o que acho da situação que você vivenciou.
    Ou a representante do RH, se acha referência em tudo, inclusive de beleza, ou ela se sentiu ameaçada com sua exulberante beleza e seu elevado grau de inteligência e qualificação. Amiga, ser bonita incomodaaaa....um elefante incomoda muita gente,,, uma Linda e inteligente mulher, incomoda muito maaaisss!!

    Relaxa, vc vai conseguir algo muito melhor.
    Deus é maior!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gente isso é o cúmulo! Mas confesso que já aconteceu comigo também, quando pintava o cabelo de vermelho. Certa vez me perguntaram se eu passasse se pintaria o cabelo de uma cor "normal" e eu disse na hora que não. Desde quando cor de cabelo define profissionalismo?
    Infelizmente, ainda tem muitos profissionais de RH que pensam o contrário :/
    Boa sorte na sua busca, e que você consiga logo um emprego! Fica triste não que não vale a pena!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir

Seja gentil ao comentar.